Wiki Lanterna Verde
Advertisement
Tropa dos Lanternas Verdes
Green Lantern Corps
Informações Gerais
Nome Oficial Tropa dos Lanternas Verdes
Primeira Aparição Lanterna Verde #11
Criado por: John Broome
Gil Kane
Emoção Força de Vontade
Fundador(s) Guardiões do Universo
Líder(s) Guardiões do Universo
Aliados Íon
Tropa dos Lanternas Azuis
Tribo Indigo
Liga da Justiça
Sociedade da Justiça da America
Tropa dos Lanternas Brancos
Status Ativa
Base de Operações Oa
Local de Formação Oa

A Tropa dos Lanternas Verdes patrulha uma vasta região do espaço do Universo DC. Os Guardiões do Universo, uma raça super-inteligente e nobre, mas às vezes, fechada e arrogante, fundou e ainda administra a Tropa dos Lanternas Verdes do planeta Oa. Os Guardiões dividiram o Universo em 3600 setores, e escolheram um nativo de cada setor para servir como Lanterna Verde deste, no início da história da tropa. Posteriormente, quando do ressurgimento dos Lanternas Verdes, depois que Hal Jordan independentes e encarregados dos treinamento de novos recrutas. Cada Lanterna Verde recebe um anel que lhe dá grande controle sobre o universo a sua volta. O anel é considerada a arma mais poderosa do Universo, sendo limitado apenas pela vontade do portador.

Os Guardiões criaram a Tropa dos Lanternas Verdes há cerca de três bilhões de anos atrás, logo após o fracasso representado pela criação dos Caçadores Cósmicos, e a força sobreviveu a múltiplas rebeliões, assassinatos e colapsos dentro e fora dela.

Origens

Desde os primórdios dos tempos, uma raça vivia calmamente em Maltus. Os Maltusianos eram um povo altamente avançado em tecnologia, medicina, filosofia, e poderes mentais. Entretanto, um desses habitantes, Krona, queria descobrir os segredos da própria criação do Universo. Construindo uma máquina capaz do feito, ele observou a criação. Ele observou por seu portal uma palma gigantesca com um caldo de estrelas na mão, quando a máquina explodiu. Esta tolice custou caro a toda a existência. Devido a esse ato, fora criado o Universo de Antimatéria. A mera existência disso liberou uma onda de mal que corrompeu milhares de mundos.

Sentindo-se culpados pela catástrofe, os Maltusianos procuraram meios de acabar com este mal. Uma parte dos Maltusianos afirmava que o mal devia ser destruído, e se retiraram para outra dimensão, e tornaram-se os Controladores. A parte restante dos Maltusianos foram os Guardiões do Universo, que migraram então para o planeta Oa. A princípio, para ajudar a proteger o universo, eles engendraram uma raça chamada Psíons. Estes se rebelaram. A seguir, os Guardiões criaram os andróides Caçadores Cósmicos, que tiveram um destino parecido. Para impedir que a ordem se perdesse e que o universo entrasse em puro caos, os Guardiões do Universo dividiram todo o universo em 3600 setores, e para cada um deles, foi criado um anel que permitia fazer praticamente qualquer coisa que o usuário desejasse. Cada anel seria entregue aos seres mais honestos, mais destemidos e de maior força de vontade (a qual ativava os poderes do anel). Esses seres passaram a ser conhecidos como Lanternas Verdes. Séculos e séculos se passaram, mas a Tropa dos Lanternas Verdes sempre serviu aos seus mestres e cumpriu seu objetivo: proteger todas as galáxias.

O poder dos anéis deve ser recarregado a cada rotação do planeta de origem do usuário, por pequenas baterias em forma de lanterna (daí o nome Lanterna Verde). Estas baterias originavam-se duma gigantesca bateria também em forma de lanterna, que ficava em Oa. Esta bateria foi construída por energia azul dos Guardiões e impureza amarela. Devido a esta impureza necessária, os anéis eram ineficazes contra qualquer coisa de cor amarela. Hoje em dia, sabe-se que a impureza era, na verdade, um ser chamado Parallax. Esse ser representava o medo existente no universo recém arranjado. Foi aprisionado pelos Guardiões em sua Bateria Central, sendo absorvido, posteriormente por Hal Jordan quando de sua revolta contra os Guardiões.

Assumindo para si o nome de Parallax, mas sem saber por que, Jordan se tornou um vilão temido por anos. Depois de inúmeras mudanças de roteiro e de conceito, Jordan acabou descobrindo, durante os últimos anos, que tudo havia sido um plano de Sinestro. Expiando a sua culpa e enfrentando o seu medo, Jordan exorcizou Parallax de seu corpo e derrotou-o.

Desde então os Anéis não possuem mais a fraqueza do amarelo no geral. Apenas os anéis de recrutas e membros em treinamento possuem essa fraqueza como limitador de ações.

Os Lanternas Verdes sempre foram os maiores exemplos de bondade em todos os planetas, mas sempre houve vilões querendo destruí-los. Quando Abin Sur, Lanterna Verde do setor 2814, que incluía o nosso planeta Terra foi atacado pelo vilão conhecido como Atrocitus, ele teve um acidente e acabou por falecer, mas antes de morrer, passou seu anel ao humano que viria a ser um dia, na opinião da maior parte dos fãs, o maior Lanterna Verde de todos, Hal Jordan. Hal cumpriu com todas as suas obrigações como Lanterna Verde durante décadas, vendo a morte de amigos e o surgimento de novos Lanternas que viriam a ajudá-lo, como John Stewart e Guy Gardner. Mas depois de milênios combatendo o mal, a Tropa dos Lanternas Verdes caiu perante o maior de seus inimigos, o antigo Lanterna Verde Hal Jordan agora conhecido como Parallax.

O fim?

Segundo as informações presentes na saga "Crepúsculo Esmeralda" Hal Jordan tornou-se o maior vilão do universo depois de perder sua cidade natal, Coast City, destruída pelos vilões Superciborgue e Mongul. Após tamanha destruição diante de seus olhos, Jordan só queria reconstruir a paz e a alegria de sua antiga cidade, acertar as coisas.

Mas os Guardiões não aceitavam que Jordan quisesse mudar eventos passados, então negaram-lhe o direito de consertar a história de sua cidade. Hal então cruzou o universo rumo ao planeta Oa, onde a Bateria Central e os Guardiões se encontravam, para absorver a energia da maior fonte de poder do universo. No caminho, Hal enfrentou dezenas de Lanternas Verdes, mas chegou com sucesso em Oa, onde enfrentou no último embate de todos seu arqui-inimigo e ex-Lanterna Verde, Sinestro e teve de matar um dos símbolos da tropa e treinador de inúmeros membros, incluindo o próprio Jordan, Kilowog.

E assim, a Tropa dos Lanternas Verdes encontrou seu fim. Mas o bem não morre tão fácil assim.

Os demais Guardiões do Universo se sacrificaram para proteger a vida do seu membro mais jovem (que, inclusive, esteve com Hal Jordan na Terra, em suas aventuras durante os anos setenta, junto com o Arqueiro Verde, naquelas que são consideradas as melhores histórias desses dois heróis), Ganthet, enquanto o Hal Jordan, dominado pela entidade cósmica do medo, Parallax, que estava presa na Bateria central, absorvia toda energia esmeralda, a mesma entidade se fundiu ao Jordan. Enquanto isso Ganthet foi a Terra e entregou um anel energético e uma bateria para um rapaz, Kyle Rayner, que assumiu sozinho por anos o legado de ser o único Lanterna verde do universo, alem de aprender a ser herói.

Um detalhe sobre o anel que Rayner recebeu, é que ele foi o primeiro anel sem a fraqueza inerente ao espectro amarelo, justamente por que foi o primeiro anel fabricado sem que a impureza amarela (o Parallax) estivesse preso na baterial.

Com o tempo e auxiliado pela experiencia e conselhos de Alan ScottGuy GardnerJohn Stewart e posteriormente o próprio Hal Jordan, que morreu salvando a terra do Devorador de Sóis e se tornou o novo Espectro, Rayner se tornou um herói respeitado. Em uma de suas aventuras, Kyle acaba voltando ao passado, numa época que a tropa dos Lanternas está na ativa e Jordan era jovem. Quando voltou a seu tempo, Kyle recebeu de Jordan uma cópia de seu anel, que pode se replicar e tem uma bateria própria, também replicante, podendo dessa forma recriar a Tropa. Por causa disso, outros puderam ser Lanternas Verde, como Jade, Filha de Alan Scott, e posteriormente John Stewart.

Após várias aventuras e uma luta derradeira com Parallax, Kyle acaba por absorver todo o poder Cósmico disperso que pertencia a Bateria Central de Oa e torna-se Íon, capaz de manipular matéria, tempo e espaço. Após reflexão sobre seus poderes e responsabilidades, Kyle recupera o planeta Oa e a raça dos Guardiões e volta a ser um Lanterna Verde. Descobre-se porém, em várias de suas incursões pelo universo, a lenda de Parallax, uma entidade amarela alimentada pelo medo, que a milênios foi banida pelos Guardiões do Universo para dentro da bateria central, sendo responsável pela fraqueza dos lanternas ao amarelo. Esta entidade contaminou Hal Jordan durante a ocasião em que ele absorveu todo o poder da bateria para salvar o planeta Oa. A contaminação tornou-se pior com o passar do tempo e por fim, tomou conta de Hal. Detalhe: o sinal mais claro da contaminação foi o de que Hal Jordan, que tem a mesma idade aproximada de Superman, Batman e outros, passou a apresentar cabelos grisalhos.

A entidade só foi retirada da mente de Hal na saga Retorno de Hal Jordan, onde os Lanternas da Terra, juntamente com Kilowog (ressucitado), recuperaram o corpo de Hal, do centro do sol, ressucitando-o e aprisionando a entidade Parallax novamente na Bateria Central, porém com a diferença de agora conhecerem que ele é o causador da impureza que enfraquece os anéis de poder diante de coisas amarelas. Esta fraqueza ao amarelo é normalmente superada pela força de vontade e coragem dos lanternas mais experientes da tropa.

Hoje os Lanternas Verdes da Terra são Jordan e Stewart, sendo que Gardner se tornou agente especial, sem um setor específico e Rayner se tornou uma espécie de inspetor geral.

Divisões Internas

Logo após criarem a Tropa dos Lanternas Verdes, os guardiões criaram divisões internas como a Guarda de Honra, os Lanternas Alfa e o Cadáver.

Guarda de Honra

A Guarda de Honra dos Lanternas Verdes é um grupo de elite dos Lanternas Verdes, com base em Oa, mas não restritos a um setor, servem como líderes da Tropa, solucionadores de problemas e agentes especiais.

Lanternas Alfa

Os Lanternas Alfa foram criados pelos Guardiões para servir como assuntos internos da Tropa, isto é, como uma espécie de corregedoria da Tropa dos Lanternas Verdes.

Eles são Lanternas Verdes que se fundiram com seus anéis e baterias, além disso, foi descoberto que muitos, senão todos eles, foram recrutados contra a sua vontade.

Eles tem seu inclusive próprio juramento:

"Em dias de paz, em noites de guerra,
Obedeçam as leis para todo o sempre.
Má conduta deve ser respondida.
Juramos nós os escolhidos...O corpo alfa!
"

Cadáver

O Cadáver é uma força de elite, uma divisão de operações negras ultrassecreta da Tropa dos Lanternas Verdes. Membros do Cadáver não são restritos pelas mesmas regras que os Lanternas regulares seguem, e realizam as missões mais escuras, mais perigosas e estão autorizados a usar força letal. Esses membros não usam anéis de poder; em vez disso, eles engolem moedas especiais como discos que lhes dão todos os poderes do anel padrão com uma carga que dura cinco dias terrestres. Estes discos produzem energia roxa em vez da tradicional verde. Membros do "Cadáver" não usam uniformes de Lanterna Verde, ou exibem o símbolo da Tropa. Em vez disso, eles parecem preferir o uniforme preto que não tem nenhum símbolo. Muitos poucos Lanternas Verdes sequer estão cientes da existência dessa força.

Poderes

646person1 11767

O anel dos Lanternas Verdes permite criar objetos com energia verde que funcionam como suas exatas duplicatas reais, ainda que não tenham os mesmos princípios (em automóvel conjurado possui substância e massa que o portador quiser, mas dificilmente possuirá todas as peças de uma automóvel de verdade, havendo no entanto a certeza de que ele irá andar e se portar como um), voar a velocidades interplanetárias, traduzir automaticamente cada língua conhecida no universo, cobrir o corpo do usuário com uma aura para protegê-lo de ataques e rigores do espaço, fazer análises, detectar outros Lanternas verdes, projeção astral e fazer o usuário relembrar de fatos esquecidos. O anel protege o usuário automaticamente contra dano fatal e é capaz de curá-lo em níveis baixos. O anel também pode reproduzir praticamente qualquer efeito físico imaginado (raios, radiação, magnetismo, gravidade, etc...). O nível dos poderes do anel é limitado pela força de vontade do usuário e só necessita de ser recarregado a cada rotação do planeta do portador do anel, ou quando os níveis de energia estão muito baixos (em casos extremos de uso, o que é muito raro em usuários mais experientes). O anel não funciona contra coisas amarelas (novatos) ou quando o usuário não está com a sua força de vontade e coragem suficientemente desenvolvidas.

Outro detalhe dos anéis é que a forma como os poderes se manifestam depende do seu usuário. Cada usuário possui uma característica que o anel imediatamente imita, independentemente do usuário anterior. O único anel que emite som, por exemplo, é o de Killowog (som de rajadas e explosões). Os construtos de Stewart parecem ser construidos de fora para dentro, sendo caracterizados pela leveza das formas e pela lembrança de plantas arquiteturais. Jordan quase sempre usa construtos simples por ser ele mesmo uma pessoa prática (daí a utilização de luvas de boxe e molas ser muito comum, por exemplo). Os construtos de Rayner são extremamente detalhistas por ser ele um desenhista de imaginação e capacidade fantásticos. Gardner utilizava rajadas e raios, além de alguns construtos simples, mas sempre agressivos.

Fraquezas

Novos recrutas costumam ter dificuldades para usar seus anéis contra a cor amarela, ou medo, e até mesmo veteranos ficam vulneráveis caso se desesperem. Como todos os Lanternas, os Verdes precisam recarregar seus anéis nas baterias energéticas antes que a força de vontade neles contida se esgote – um período de tempo que aproximadamente equivale a 24 horas mais  não se precoupe.

Requisitos

Para se tornar um membro da Tropa, o candidato deve:

  1. Ser honesto;
  2. uma enorme capacidade de superar o medo
  3. Ter força de vontade desenvolvida para poder operar o anel.

Atualmente

Após os eventos mostrados na saga O Retorno de Hal Jordan, a Tropa está mais uma vez ativa.

Kyle, Kilowog e Guy Gardner foram convocados pelos guardiões do universo para treinar a nova geração de Lanternas verdes.

Ion

Kyle Rayner recebeu o poder de Ion dos Guardiões de Oa. Deste ponto em diante seu poder não seria restrito apenas ao anel, porém, ele mesmo teria o poder da bateria internamente. Ele se tornou uma espécie de "super lanterna verde", o homem mais forte do universo, que faria as missões mais arriscadas diretamente para os Guardiões.

Em uma de suas missões, Kyle foi infectado pelo "vírus" da Tropa Sinestro amarelo (Despotellis), assim foi plantado em seu coração uma brecha para o terrível Parallax. Mais adiante o vírus pega a sua mãe e a faz adoecer muito. Porém isto fazia parte dos planos de Sinestro para atraí-lo ao lado da Tropa dos Lanternas Negros.

Uma vez que ele estava muito envolvido com missões no espaço, recebeu horas depois a terrível notícia que sua mãe morreu.

Um novo Ion e uma nova tropa

Com estes sucessíveis terríveis fatos que ocorreram com Kyle (como ocorrera no passado com Hal Jordan), Ryner se transformou - ou melhor, se tornou - em Parallax.

A guerra foi duradoura entre a Tropa Sinestro e a Tropa dos Lanternas Verdes. A esse embate deu-se o nome de Guerra dos Anéis (do original Sinestro Corps War).

Hal Jordam conseguiu recuperar a mente perdida de Kyle e isto fez com que ele percebe que "muito poder corrompe". Os Guardiões resolveram retirar o poder de Ion de Kyle e o passaram para o novo promissor Lanterna Verde Sodam Yat.

Neste ínterim os Guardiões lançaram 10 novas leis no Livro de Oa. Umas destas leis foi tida como necessária para que os Lanternas Verdes pudessem derrotar a Tropa Sinestro: poder de fogo liberado para matar!. Isto trouxe um certo alvoroço e fez com que a Lanterna Verde Laira matasse a sangue-frio o Lanterna Amarelo Amon Sur.

Com isto, uma nova Tropa foi necessária para "policiar" a Tropa dos Lanternas Verdes. Surgiu a Tropa dos Lanternas Alfa, Lanternas cujos corpos são fundidos às energias de seus anéis e baterias.

Para o Futuro

A tropa dos lanternas irão enfrentar o maior evento que já foi profetizado no livro de Oa: A Noite Mais Densa

Membros (Mais Conhecidos)

Juramento

Versão Arcaica

“No dia mais claro,

Na noite mais densa,

O mal sucumbirá ante à minha presença,

Da lanterna vem o dom da paz,

Para disseminar a luz,

Que a justiça traz,

Quem quer o mal tudo perde...

Ante ao poder do Lanterna Verde”

Primeira Versão

“No dia mais claro,

Na noite mais densa,

O mal sucumbirá ante a minha presença,

Quem venera o mal tudo perde,

Frente ao poder do Lanterna Verde!”

Segunda Versão

“No dia mais claro,

Na noite mais escura,

Nenhum mal escapará a minha visão,

E aqueles que cultuam o mal,

Temam o meu poder,

A luz do Lanterna Verde!”

Terceira Versão

“No dia mais claro,

Na noite mais densa,

O mal sucumbirá ante a minha presença

Todo aquele que venera o mal há de penar

Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”

Quarta Versão

"No dia mais claro, na noite mais escura

De minha mira não escapará vil criatura

Aquele que do mal faz sua cultura

Contemplai do Lanterna Verde a Luz pura!"

Quinta Versão

"No dia mais claro, na noite mais densa

O mal sucumbirá ante a minha presença

Todo aquele que venera o mal há de temer

A luz do Lanterna Verde e o seu poder!"

Sexta Versão

"No dia mais brilhante, na noite mais escura

Nenhum demônio escapará de mim

Deixe aqueles que veneram a força do mal

Conhecer força da luz do Lanterna Verde!"

 

Veja Também


TROPA DE LANTERNAS
Tropa dos Lanternas VerdesTropa dos Lanterna AzuisTropa dos Lanternas VermelhosTropa SinestroTropa dos Lanternas LaranjaTribo IndigoSafiras EstrelasTropa dos Lanternas BrancosTropa dos Lanternas Negros
Advertisement